21 de abril de 2008

Brevíssimo ensaio sobre o silêncio em cem (ou sem) palavras

Perguntavam-me há dias do que gosto nas palavras e eu: não sei, mas fiquei a pensar. A pensar, pois. Ainda há pouco. Mas uma resposta: do silêncio. Do silêncio, perguntaram-me então. E eu: do silêncio, tornei a responder. E é. Verdade. Do silêncio. Mais do que das palavras, das sílabas, da métrica, gosto do estertor da ausência das palavras não ditas, não escritas, flutuantes. É disso que infinitamente gosto nas palavras, das milimétricas possibilidades que nos dão. De as dizermos de forma clamorosa, fria, quente, cálida, colorida, cinzenta, escrita, espumosa até, mas sopratutto, silenciosa. Palavras para quê? Fim do ensaio.



Marcel Khalife

10 comentários:

E. disse...

Como se fosse uma nota de rodapé: música do tempo em que as coisas nem tinham nome ainda.

CCF disse...

Com ou sem palavras eu gosto mesmo do silêncio. E ele tornou-se coisa difícil, há ruído por todo o lado. É tão bom entrar em casa e não ligar nada, nem sequer a luz.
~CC~

Anónimo disse...

As vezes na minha cápsula possível do tempo, voando no meu percurso de musica, transformo-o em silêncio. 160 km em que deixo a chuva bater (quando tinha o sun roof) ou o rodado invadir-me e isolar-me. O homem da vala comum rodava em silêncio, e afirmava-o como um triunfo da relação, que se desnudava de palavras para dele fazer emergir o essencial. valeram esses momentos. Faltava-nos mais do que o essencial. Mistérios

Há uma associação de preservação do silêncio nos locais públicos,invadidos por uma parafernália de pseudo música ambiente, mas sem grande sucesso.

E há o silêncio gostoso com palavras quando nos deitamos de costas num areal de junho e, lemos em conjunto o mesmo livro, tapando o sol da cara ao outro, e mergulhando no gozo das palavras entrecortadas de beijos.

Uma nota de rodapé: E não há homens neste blog, parece-me que estás silenciosamente bem acompanhado. T

Unknown disse...

Silêncio....a mais bela companhia no meio da solidão !!!

Anónimo disse...

Toque, expressão corporal, olhar...

vira latas disse...

"__________________________!!!"

Anónimo disse...

Vira-latas será homem ?

Já não estás só E. Mas mantem-se o silêncio !!

T

E. disse...

A amizade é um silêncio. às vezes nem tanto. "fala apenas quando as tuas palavras forem tão doces quanto o silêncio". por vezes já me aconteceu esquecer isto. obrigado pelas visitas silenciosas. :-)

Anónimo disse...

de nada. é que há mesmo visitas silenciosas. mas vale a pena "ouvir", no silêncio das palavras escritas, quem "fala" por aqui.

vira latas disse...

T será mulher ?

Doesn't matter...
Substantivo Amigo não tem sexo...