12 de outubro de 2008

Marrocos em Silves

Adalberto Alves, Presidente do Conselho Geral do CELAS (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves), foi há dias agraciado com o prémio Sharjah 2008 para a cultura árabe, distinção conferida pela UNESCO, que pretende desta feita premiar os que revelam significativo contributo para o desenvolvimento e promoção da cultura árabe no mundo, bem como pelos esforços desenvolvidos em função da sua preservação e revitalização. Adalberto Alves já publicou algumas compilações de poemas de poetas árabes, algumas das quais são de tradução da sua lavra.
A mostra Marrakech em Silves tem vários pólos de interesse, mas todavia destaca-se no programa a exposição de fotografia «Olhares Vizinhos», que retrata Silves através do olhar de Hassan Nadim. A mostra fotográfica incluirá um conjunto de 41 imagens feitas por este artista marroquino e terá a sua apresentação pública na Igreja da Misericórdia de Silves, dia 11 de Outubro, às 16h00. Os comentários a estas imagens, que farão parte do catálogo da exposição, são feitos por Rocha de Sousa, investigador e artista nascido em Silves, que traduz por palavras, a sua forma de olhar para os “olhares” de Hassan Nadim.
A exposição «Arte Islâmica: técnicas decorativas do Reino de Marrocos», da autoria do arquitecto José Alegria, que tem estado presente na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves, também foi ampliada e valorizada com novas peças expositivas provenientes de Marraquexe, nos vários domínios das artes decorativas (azulejaria, madeira, metais, “gebbs”, “tadlakt”, “dess” e tecelagem da lã).

3 comentários:

Anónimo disse...

Como silvense estas exposições poemas etc.. sobre marrocos em Silves só me repugna. Enmtão andaram os nossos antepassados a combater os mouros para expulsa-los definitivamente de Portugal e da Europa, para agora estes politicos e restantes burgueses de esquerda abrirem as portas a estes não-europeus.. ultrajante!

Silves SEmpre Bastião cruzado!
Salvé D Sancho I
mata mouros

E. disse...

Obrigado pela expressão da sua opinião, com a qual evidentemente não concordamos. Marrocos em Silves, ou noutro lugar qualquer tem que ver antes com a expressão do Al-Andaluz, que é sobretudo a evocação de um período prolongado na história, que se manifestou na arte plástica, literária, musical arquitectónica e teatral. Representa um período de grande efervescência cultural, porventura dos mais representativos que possam ter existido neste canto sul da Península Ibérica e do norte de África (que não exclusivamente, portanto, em Marrocos). É, se quiser, um período de fusão de culturas, que se estendeu por toda a bacia mediterrânica, em diferentes períodos, evidentemente com diferentes formas, consoante o local e o contexto histórico em que eclodiu (de resto sucedeu, e continua a suceder, o mesmo com a cultura crioula).
Evidentemente, tratar esta questão como um mero punhado de zaragatas entre cristão e mouros, glorificando os vencedores "cruzados" é reducionista, como o é atribuir a defesa da cultura Al-Andaluz aos burgueses de esquerda (sejam eles quem forem). Com o devido respeito por Dom Sancho I e todos os que se lhe seguiram, por certo concordará comigo.

Anónimo disse...

Que triste comentário o desse Anónimo. Os nossos antepassados não andaram a matar mouros... os nosso antepassados são tanto os mouros como os dos cristãos do norte!!! os "mouros" não tiveram cá 20 anos e depois arrumaram as malinhas e foram embora, durante 500 anos o sangue ineviatvelmente misturou-se ou não fosse essa a natureza humana!!! É ridicula essa ideia de que nós somos os directos descendentes somente do Sr. Afonso Henriques e de meia duzia de fidalgos do norte e que limpámos os mouros do Portugal...ridiculo! Nós somos os conquistadores e os conquistados, os vencedores e os vencidos, no nosso sangue corre o sangue mourisco, o sangue visigotico, romano, celta, etc, etc. Abra os olhos e repare nesse sangue que lhe corre nas veias, nas palavras que usa, no sitio onde vive. Faça uma vaigenzinha aqui pelo Norte da Europa e pergunte-lhes se acham que você é branco ou preto...pode ser que se supreenda...o sangue desses "não'europeus" é o seu sangue quer queira ou não. triste.
Viva os Morenos, Mourenos, Mouros.
Viva Silves.
Viva o Legado Islâmico de Silves.
visitem o blog sobre o passado mourisco de Silves e de Portugal:
www.algharb-alandaluz.blogspot.com