21 de maio de 2008

Uma boa invenção

Público: A edição de 2008 do concurso de programas infantis da União Europeia de Radiodifusão (UER) premiou "A Invenção", uma curta-metragem portuguesa com a qual a RTP participou no certame. O filme foi considerado o "melhor exemplo de produção" do ano e o "mais forte" dos concorrentes.As restantes onze televisões presentes em Lucerna classificaram o filme da RTP com a nota máxima para a realização e para a produção. O filme estreia na RTP2 no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e será exibido em nove países europeus e, ainda, na África do Sul.A partir de uma ideia de Teresa Paixão, a responsável pelo departamento de programas infanto-juvenis da RTP2, “A Invenção” tem realização de Jorge Paixão da Costa, produção de Maria João Saint Maurice e música original de Luís Cília. Com a duração de quinze minutos e um elenco de cinco actores - três dos quais crianças - a acção do filme decorre numa casa burguesa do Portugal rural dos anos 50 e conta a história da invenção de Maria, a filha da criada, que constrói uma máquina de lavar pratos. A curta-metragem foi filmada em três locais diferentes, durante quatro dias e meio e custou 64 mil euros.Neste intercâmbio, a RTP escolheu dez curtas -metragens que exibirá sem qualquer custo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A alma humana, quando se esforça é capaz de produções grandiosas e belas. Imagino a "Invenção" como o deslumbre poético sobre essa capacidade de inventar, melhorar a vida humana(neste caso um feito prodigioso, uma máquina de lavar pratos. A arte não é mais do que a correcção humana do que Deus falhou, e não se imagina a vida sem uma máquina de lavar pratos. A Maria do filme era concerteza um anjo.

Como esse anjo, também os inventores da mosca-protótipo VIROB, são a demonstração dessa maravilhosa capacidade da espécie humana, e permitirá percorrer artérias e tecidos, combatendo a doença, reparando as disfuncionalidades e as distracções dos deuses, como os acidentes vasculares e outras maldades.

Gosto tanto de acreditar. Obrigada Teresa Paixão e equipa, obrigada equipa israelita. T