6 de março de 2008

Avante! Clandestino

Numa iniciativa louvável, o PCP acaba de compilar todas as edições do «Avante», desde Fevereiro de 1931 a 25 de Abril de 1974. A partir de agora estas podem ser consultadas aqui. Nada de preconceitos, são documentos históricos de elevada valia. Um senão: é preciso saber-se a alcunha de quem escrevia, dada a clandestinidade da autoria.

Transcrito do próprio site: «Avante!» Clandestino O «Avante!» foi o jornal comunista clandestino que em todo o mundo, durante mais tempo, foi sempre produzido no interior de um país dominado por uma ditadura fascista.
Durante décadas – de 15 de Fevereiro de 1931 ao 25 de Abril de 1974 – o órgão central do PCP orientou e mobilizou as lutas da classe operária e de todos os trabalhadores em pequenas e grandes batalhas contra o capital e contra o regime fundado por Salazar e prosseguido por Caetano, orientou e mobilizou sectores democráticos que perfilharam, com os comunistas, uma política de unidade antifascista visando o derrubamento da ditadura terrorista dos monopólios e dos latifúndios aliados ao imperialismo e a conquista da liberdade e da democracia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Soubesses tu quantas vezes o vendi.

Quantas lhe bebi o perfume e o misturei com o primeiro amante.

Tempos deliciosos, tanta descoberta, adrenalina, tanto cartaz e tanta luta.

Não me arrependo de nada. Sou uma miúda que tem um gene avante na minha história. t

E. disse...

Quantos de nós nos podemos dar ao luxo de dizer que temos uma PREC friend?