14 de janeiro de 2008

To Have and Have Not

You know you don't have to act with me. You don't have to say anything, and you don't have to do anything, Steve. Not a thing. Oh, maybe just whistle. You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow.



A cena, uma das mais conhecidas em toda a história do cinema, foi escrita por Howard Hawks, realizador de "To Have and Have Not", e era inicialmente um teste a Lauren Bacall. Todavia, a forma como Bacall interpretou a cena foi tão sugestiva e forte, que Hawks decidiu integrá-la no filme, muito embora não constasse do livro escrito por Hemingway. Na verdade, embora inspirado no livro de Hemingway, o filme apenas lhe é fiel durante os primeiros minutos, depois diverge para campos não abordados pelo escritor. Realizado em 1944, na Martinica, "To Have and Have Not" era visto como uma espécie de sequela de Casablanca, embora não rodado pelo mesmo realizador (Casablanca é de Michael Curtiz). Apesar disso, não teve o sucesso daquele ícone, sendo um clássico, mas não um grande filme. Teve contudo o enorme mérito de juntar a mulher mais bonita e sensual da história do cinema e o melhor actor de sempre - Humphrey Bogart - pela primeira vez. Ambos se conheceram e apaixonaram durante as filmagens, Bogart ia então no seu terceiro casamento.

"The ONLY kind of woman for his kind of man." Their palpable chemistry and electricity is sizzling as their relationship rapidly heats up (on-screen and off-screen), and they affectionately call each other "Slim" and "Steve.

Acerca do romance, um despeitado Howard Hawks terá dito que Bogart se apaixonou, não por Bacall, mas pela sua personagem - Marie - e assim, aquela terá tido que representar o papel durante o resto da vida de Bogart. Verdade ou não, pouco importa, casaram no ano seguinte e a união durou até à morte de Bogart, em 1957.

1 comentário:

Anónimo disse...

and then go....like a flu?