24 de agosto de 2017

Três por cento chegam

Em termos quantitativos, três por cento de qualquer coisa é sempre pouco. É uma infinitésima e insignificante parte de um todo, mas neste caso chega, porque é muito, muito bom. Os Três por Cento são uma banda de Indie Rock formada por Tiago Esteves (Voz, guitarra), Lourenço Cordeiro (Guitarra), Salvador Carvalho (Baixo) e Pedro Pedro (Bateria), que já por cá anda há uma dezena de anos a lançar (bons) originais como é o caso do single "Veludo",  que precedeu o lançamento do último álbum de originais. 

Em Veludo misturam-se cores como se misturam sons, as cores adquirem timbres e os timbres revelam texturas e padrões que se entrelaçam na letra da música com interessantes frases líricas como

Nas águas furtadas do teu amor 
Procuro uma vista de rio
Tu sentes que o mar não sabe 
Amparar quando está frio 

As frases musicais sao igualmente interessantes e debitadas ao ritmo de uma cascata de água a correr. Refira-se que é refrescante constatar que os Três por Cento afastam-se da crescente e polémica interpretação anglofona por parte da nova vaga dos autores portugueses, que Vitorino criticava há pouco (ainda que ele tenha cedido à tentação no jingle que gravou para a Vodafone). 

Os Três por Cento marcam presença no próximo fim de semana no Festival do Crato, precisamente no mesmo dia em que sobem ao palco os Eagles of Death Metal (que se não me falha a memória atuam em Portugal pela primeira vez desde o atentado ao Bataclan em Paris, em cujo palco na altura atuavam).

Sem comentários: