Em outubro de 2018 a Deutsche Grammophon publicou o álbum Destination Rachmaninov * Departure, interpretado por Daniil Trifonov em conjunto com a Orquestra de Filadélfia. O trabalho contém os concertos para Piano e Orquestra nº2 e nº 4 do compositor russo e também a partitura nº 3 para violino de Johann Sebastian Bach. A foto de capa do álbum apresenta um Trifonov nostálgico, no interior de uma carruagem de comboio de época, porque o primeiro andamento do Concerto para Piano e Orquestra nº4 é, segundo uma entrevista de Trifonov, "como uma locomotiva a andar pelos carris".
João Santos, no Expresso de 5 de janeiro, desenhou um círculo perfeito com a crónica que dedicou ao lançamento do álbum, pois escreveu um artigo sublime, pleno de sensibilidade e bom gosto, onde combina de forma requintada o poema "Ludwig W. em 1951" de Manuel António Pina (dedicado a Ludwig Wittgenstein) com um diálogo "excruciante" extraído da peça "Natureza Morta" de Noël Coward ("Still Life" no original de 1936), posteriormente adaptada ao cinema por David Lean com o título original "Brief Encounter". No filme, o encontro/desencontro de Alec e Laura decorre sob a pauta sonora do Concerto para Piano nº2 de Rachmaninov, que também faz parte do álbum de que falamos. Este é imperdível, mas o artigo de Santos é também uma pequena sinfonia que não podemos deixar de ler e por isso a reproduzimos ao lado.
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