22 de abril de 2018

Music

Gustav Holst, The Planets, Op. 32



Poucas obras terão merecido tanta repulsa do seu criador quanto a gerada por "The Planets" a Gustav Holst. Passe o exagero, "The Planets" é uma obra composta sem se destinar a qualquer programa específico e, ao contrário do que se possa supor, não tem qualquer conexão com a mitologia romana para além da coincidência com os nomes dos planetas. Não tem, por isso, nada que ver com a astronomia, mas sim com a astrologia e os horóscopos. Diz-se que a peça nasceu um pouco ao acaso e foi sendo composta sem grandes balizas, por Holst entre 1914 e 1916, embora a estreia apenas tenha ocorrido em 1920. Nas palavras do próprio:


"were suggested by the astrological significance of the planets. There is no programme music in them, neither have they any connection with the deities of classical mythology bearing the same names. If any guide to the music is required, the subtitle to each piece will be found sufficient, especially if it be used in a broad sense. For instance, Jupiter brings jollity in the ordinary sense, and also the more ceremonial type of rejoicing associated with religions or national festivities. Saturn brings not only physical decay, but also a vision of fulfillment. Mercury is the symbol of the mind."

Cada um dos movimentos representa um poema (a obra é composta por sete poemas tonais) alusivo a cada planeta do sistema solar (não existe nenhum movimento para a Terra nem para Plutão, que à data ainda não havia sido descoberto). A convulsão dos movimentos planetários em torno do Sol gera um estado de espírito diferente que se liga intimamente à simbologia do zodíaco, quanto aos nomes que coincidem com os dos planetas do sistema solar. A peça é contemporâna com o impressionismo musical do início do Séc XX e constiuti uma obra maior pela extensa palete de tonalidades e estados de espírito que encerra na sua representação. Há quem diga que se trata de uma alegoria ao tumulto de própria vida e do ser que cada um traz fechado dentro de si. Interpretações à parte, em termos musicais é uma peça muito variada e rica.

Acusticamente há versões melhores que outras mas, dizem os entendidos, a melhor é aque consta deste vinil. Também existe uma versão disponível no Spotify (embora com uma acústica não tão boa em resultado da compressão do sinal). 



you are the moonglow
that lights the night
the kiss of springtime
a flame
that never dies
the dearest thing
that cannot be denied

you make me walk
as if I am dancing
the diffuse matter
that makes me sleep
as if I am dreaming
or freaking

or simply being amnesic

1 comentário:

Somniare disse...

Beleza em estado puro.
A obra é magnífica. O poema aperta-nos a garganta.