29 de abril de 2016

That's close enough!


4 comentários:

Anónimo disse...

Sure is!

Anónimo disse...

There are many ways to be free. One of them is to transcend reality by imagination, as i try to do.
- Anais Nin

E. disse...

Bela evocação de um trecho dos "Diários", em que se falava do papel da literatura na libertação do homem (contra a opressão do puritanismo).

O próprio Dostoyevsky, referiu (a respeito do Problema de Deus no "os irmãos Karamazov") "Nothing is more seductive for man than his freedom of conscience. But nothing is a greater cause of suffering"

Anónimo disse...

"Ignoro as proporções, as medidas, o ritmo do mundo comum. Recuso-me a viver no mundo comum como as mulheres comuns, para entrar em relacionamentos comuns. Quero êxtase. Sou neurótica - no sentido de que vivo no meu mundo. Eu não me irei ajustar ao mundo. Estou ajustada a mim mesma"

Anais Nin era antes de mais uma mulher livre, num mundo sufocado por convenções morais.

"Os Irmãos Karamazov" não constava da minha "lista da biblioteca", falha imperdoável mas desde já retificada.