28 de março de 2012

Cotovia

Que o amor não me engana
Mesmo quando não sei o que sinto
Dentro deste meu peito
Que te quer tanto
Que de noite e de dia
sonha contigo
sem dizer o quanto te quer.


Este amor que não me engana
que me culpa e inebria
transcende 
e agonia
é, na essência, 
leve
como o vôo
da cotovia
um vazio que me cobre todo.

21 de março de 2012

Bruckner: a maldição da nona sinfonia?

Não são raros os compositores que, diz-se, sucumbiram à "maldição da nona sinfonia" (Beethoven, Mahler, Dvorak e Schubert). Um deles é Anton Bruckner, sobre quem se diz que teria uma personalidade fraca, porque recheada de fracassos pessoais e profissionais. A sua vida terá sido uma renúncia permanente, fruto de uma educação austera, modesta e religiosa, que inevitavelmente se refletiram indelevelmente nas suas composições.
Seja como for, ao ouvir as suas nove sinfonias somos transportados para uma dimensão profundamente introspetiva, onde a melancolia se mistura com o êxtase e a tristeza com andamentos absolutamente empolgantes, onde por vezes nos parece que cavalgamos Wagner ou entramos num glorioso andamento da Eroica de Beethoven (refiro-me, neste caso, ao I andamento da nona sinfonia de Bruckner).
Ao que parece, as suas peças foram profundamente adulteradas ao longo dos tempos, fruto de uma falta de afirmação da própria personalidade de Bruckner. Seja como for, o que nos chegou é absolutamente sublime, comovente e grandioso. No que pode ter sido a única faceta de afirmação da personalidade do compositor, o resultado é incontornavelmente fantástico, ao mesmo tempo que instável e com flutuações pontuais de humor que retratam mais, a espaços, a felicidade (momentânea?) do homem, do que a do próprio compositor no que um possa ser dissociado do outro.

20 de março de 2012

TSF assinala entrada da Primavera com concerto gratuito de Igor Stravinsky

TSF assinala entrada da Primavera com concerto gratuito de Igor Stravinsky

A emissão da TSF dedicada ao concerto começa às 12.30h. O concerto foi tocado como ballet pela primeira vez em Paris há 99 anos e suscitou uma enorme vaia por parte do público.