23 de outubro de 2012

A Curva da Cintura (Brasil-Mali)



O projeto estreou no Med, em Loulé, no Verão. Claramente, um projeto vencedor na estreia e um dos candidatos a melhor álbum de World Music do ano. Arnaldo Antunes (ex-Tribalistas), Edgard Scandurra e Toumani Diabaté encontraram-se, quebraram a barreira linguística e, em palco com os filhos de Toumani e Edgard, juntos pela primeira vez, semearam as raízes do que será provavelmente o acontecimento musical do ano no panorama da Música do Mundo.

A Curva da  Cintura merece ser ouvido à saciedade. A fusão afro-americana casa na perfeição a sonoridade da voz de Arnaldo, com a Cora de Toumani e a viola elétrica de Edgard Scandurra. Um dos poucos álbuns que arrisca tornar-se um clássico e que certamente sobreviverá à efemeridade da moda. Temas como Kaira (espetacular a sonoridade musical e a mistura das línguas), Grão de Chãos, Cê Não Vai-me Acompanhar ou Um Senhor, que porventura nem são os mais elaborados musicalmente, ficam no ouvido à primeira e abrem o caminho aos demais.

A pouco mais de dois meses do final do ano, e a menos que surja uma (boa) surpresa como Biophilia de Björk, primeiro lançada como app para tablets e telefones e finalmente como álbum nos últimos dias de 2011, por mim está escolhido o grupo e o álbum do ano. Definitivamente, como na letra de Kaira: A música muda você/Você muda mais alguém/Alguém muda outro alguém/Que muda você também [...] A música muda você/Pra melhor/Pra melhor